Studio Viva Pilates

Faça uma aula experimental totalmente grátis e sinta o prazer de cuidar da sua saúde de uma maneira agradável e descontraída.

Com aula experimental é possível conhecer os princípios e benefícios do pilates, experimentar os exercícios, tirar dúvidas sobre o método e também sobre suas expectativas em relação à atividade.

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Studio Viva Pilates

O Método Pilates é um sistema de exercícios físicos que promove equilíbrio entre corpo e mente. Esse método, desenvolvido por Joseph Pilates, proporciona bem-estar, saúde e uma melhor qualidade de vida.

Tem como principal objetivo fortalecer os músculos e articulações e melhorar a flexibilidade do corpo. Utiliza seis princípios para atingir os benefícios e ter uma melhor eficácia na série de atividades: concentração, respiração, alinhamento, controle de centro, eficiência e fluência de movimento.

Equilíbrio perfeito entre corpo e mente é aquela qualidade do homem civilizado, que não somente dá a ele uma superioridade sobre o reino selvagem e animal, mas também provê ao mesmo todos os poderes físicos e mentais que são indispensáveis para atingir o objetivo da humanidade – SAÚDE e FELICIDADE". Joseph Pilates, 1934.

Benefícios para o corpo e mente

Entre as inúmeras vantagens do Pilates, podemos destacar o aumento da flexibilidade, a ativação dos músculos do tronco e a melhoria da estabilidade pélvica e lombar, o que contribui para uma melhor postura, sem dores nas costas. Além disso, esse método é um fantástico aliado contra o stress diário.

Proporciona elasticidade e flexibilidade (possibilita movimentos mais harmoniosos), define e tonifica o corpo e melhora o nosso autoconhecimento, pois, atua ao nível psíquico, contribuindo para a diminuição dos níveis de ansiedade e stress

Como beneficia a saúde?

É ideal para fortalecer os músculos das costas e, desta forma, evitar contraturas. É também um excelente exercício de fisioterapia para qualquer tipo de problema ou deficiência física.

Quais os benefícios psicológicos?

Nota-se o relaxamento mental a partir do primeiro contato com o Pilates. Além disso, este método é uma ótima saída para você se desligar de todos os problemas do cotidiano, pois, é necessário que o praticante se concentre bastante, tanto na respiração como na realização correta dos exercícios, para, assim, atingir a neutralidade mental.

É um bom aliado contra o stress?

Sim, porque além de ajudar a libertar tensões, como qualquer outro exercício, o Pilates ensina a respirar adequadamente, ponto fundamental para lidar com o stress causado no dia-a-dia.

Notam-se resultados em quanto tempo?

Cada sessão de Pilates dura aproximadamente uma hora. Praticá-lo três vezes por semana é o ideal, mas com apenas duas sessões semanais já se verificam algumas mudanças.

Os resultados fisioterapêuticos aparecem muito precocemente (aproximadamente três sessões) e os benefícios estéticos (corpo forte e tonificado) notam-se entre a 30ª e 40ª sessão. A partir daí, você não vai conseguir abandonar o Pilates!

Indicação

O método Pilates não escolhe idade. Conta com uma variada gama de exercícios de intensidade e dificuldade variáveis que se adaptam tanto a crianças como a adultos.

É ideal para mulheres que procuram um exercício tranqüilo, mas que as mantenham em forma, para homens que pretendam complementar outros exercícios e ganhar flexibilidade ou para idosos que queiram aumentar a sua resistência face aos desafios do cotidiano e fazer exercícios sem correrem o risco de se lesionar.

Benefícios para a mamãe e para o bebê.

As gestantes conseguem atingir todos os benefícios da prática, principalmente com a melhora da circulação e a eliminação de dores musculares devido às alterações de postura na gravidez.

A principal questão é: os ginecologistas recomendam Pilates durante a gestação?

Os médicos incentivam muitas alunas grávidas a praticar o método” afirma o fisioterapeuta Rodrigo Nascimento, sócio de Sergio na Metacorpus. “No caso de uma mulher sedentária a indicação é a partir do 3º mês, pois no primeiro trimestre ocorre a formação fetal e uma grande liberação hormonal que influencia todo o corpo da mulher. O aumento da freqüência cardíaca e da flexibilidade pode gerar uma sobrecarga nas estruturas.

A contra indicação é relativa e depende de cada caso. Por isso, consulte sempre seu ginecologista-obstetra quanto à liberação da prática de exercícios na gravidez. No caso de uma mulher que já praticava exercícios, não existem restrições.

O pilates ajuda na hora do parto, se este for natural, pois fortalece a musculatura pélvica o que proporciona uma melhor sustentação desta região para o peso do feto. Além disso, estimula o desenvolvimento da musculatura do abdômen e o trabalho de respiração, que também beneficia o bebê com a melhor oxigenação do organismo da mãe.

A prática tem ainda efeito preventivo. A aluna de Pilates adquire um maior alongamento e equilíbrio na região da coluna, principalmente na lombar, afirmam os especialistas.Grande parte das dores presentes na gravidez são ocasionadas pelo despreparo da musculatura para sustentar o aumento de carga gerado pelo novo tamanho do ventre e dos seios.


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